quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Produção vs Divulgação da Ciência


Os nutricionistas comunicam a ciência que é produzida. A ciência que eles próprios, como cientistas, podem produzir.

Transmitem às pessoas informação, não sem antes verificar a qualidade e a veracidade da mesma, simplificá-la e torná-la acessível a qualquer pessoa.
Acontece que, muitas vezes, ao descodificar essa informação, o nutricionista deixa de apenas promover esse produto, e passa a influenciar o consumidor, ao ponto de tomar partido do produto que informa.
Tomemos como exemplo um dos anúncios do Danoninho, o qual conta com a participação de uma nutricionista mediática. Parece indiscutível que a mesma apoie o produto e acredite nos benefícios que simultaneamente transmite.
Repare-se, agora, no caso das Formas Luso. Esta “água” conta com o apoio da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, o que, sem dúvida, fomentou a sua venda. A veracidade da informação científica não é posta em causa, mas parece-nos que ficou algo por esclarecer…
O sucesso de uma marca ou de uma campanha pode estar na forma como a mesma é comunicada. Um nutricionista deve produzir ciência e constituir fontes fidedignas de informação, independentemente se é mais ou menos parcial em relação à informação que transmite.

1 comentário:

Miguel Apolinário disse...

Sem duvida que a Pub é factor importante do consumidor, mais ainda quando é acompanhada por alguem de créditos firmados(nutricionistas) ou outros de reconhecimento publico ou com algum estatuto na area que estão a promover,a PUB serve para vender, com a subjectividade que isso implica, cabe ao consumidor e decisão final...